Como implantar novos elementos à estrutura de segurança

Muito se tem falado sobre novas tecnologias e a evolução dos controles de segurança, mas bem pouco é discutido sobre como arquitetar uma rede segura. Comprar mais softwares de segurança não garante que o ambiente estará mais protegido. Para os profissionais de segurança da informação, o desafio é entender como implementar novas ferramentas.

Muitas empresas olham para as ferramentas de segurança como soluções isoladas, sem considerar a maneira como vão interagir com o resto do ambiente. Especialmente nos modelos de segurança por camadas, os projetos de implementação tendem a falhar.

Além da maneira como os novos elementos vão se comunicar com o resto da estrutura, outra questão que as empresas devem considerar ao implementar novas iniciativas e ferramentas é garantir acesso rápido aos dados e manter bons níveis de performance de todas as aplicações de segurança da rede. Ao manter ferramentas isoladas, a visibilidade do sistema é prejudicada.

Para garantir máxima performance e maior retorno de investimento, a arquitetura da rede e do data center deve ser feita para garantir acesso rápido a dados relevantes e o tráfego para as ferramentas de segurança.

Veja como os líderes podem melhorar a segurança da informação com base em novas implantações:

Estratégia 360º

Sem uma visão única que oriente todas as equipes, diferentes projetos de implantação podem acabar esbarrando uns nos outros.

Defina claramente as iniciativas e os objetivos

Muitas iniciativas de segurança estão acontecendo em conjunto. Porém, os sistemas de segurança têm interdependências que precisam ser contabilizadas. Ao definir iniciativas, métricas e objetivos claros no início, problemas futuros podem ser evitados.

Saiba como as ferramentas interagem

Da mesma maneira que os projetos não podem se esbarrar, é preciso entender como diferentes ferramentas interagem, como coletam seus dados e como se comportam na rede. Lembre-se de considerar a orquestração geral dos fluxos de trabalho.

Considere o valor de cada nova adição

Uma boa segurança da informação depende de uma estratégia, não de uma série de controles que funcionam de maneira isolada. Cada adição à arquitetura de segurança deve ser considerada do ponto de vista do negócio e de toda estratégia: como isso vai tornar meu ambiente mais seguro e trazer benefícios para o negócio?

Com Dark Reading

The post Como implantar novos elementos à estrutura de segurança appeared first on Varonis Brazil.