Como o Pokémon Go pode impactar a segurança do seu negócio

BYOD é um termo usado para definir empresas que liberam o uso de dispositivo móvel pelos seus funcionários, o que é muito bom para empregados e empregadores.  Algumas empresas oferecem smartphones e tablets para que seus colaboradores tenham total acesso a seus dados e aos e-mails da empresa.

Há alguns dias, o aplicativo Pokémon Go chegou ao Brasil e explodiu, tornando-se mais um tipo de distração entre os funcionários.
Os problemas de produtividade são óbvios, mas você sabe quais as outras preocupações que deve ter a respeito do Pokémon Go?

Acompanhe que vou te contar!
Malware e Riscos
Para as organizações que implementaram BYOD no local de trabalho, Pokémon Go é particularmente um grande risco de segurança. As empresas devem estar cientes de uma situação que envolve malware com versões falsificadas do App Pokémon Go para Android que estão disponíveis em muitos sites diferentes. O malware fornece controle remoto através de todos os usuários do dispositivo.

 

Acesso e Companhia de Segurança
O Pokémon Go requer permissões de câmera e localizações, o que significa que, durante o jogo de realidade aumentada, os usuários estarão usando sua câmera e potencialmente ainda capturando screenshots enquanto trabalham. Para as empresas que lidam com dados extremamente sensíveis ou aqueles que têm políticas de segurança da empresa que não permitem o uso da câmera, isso pode ser um problema enorme.

 

Empresas com frotas
Este é um exemplo óbvio, há de fato um enorme problema com a distração por estar jogando Pokébolas durante a condução na estrada. O aplicativo lida com realidade aumentada, que é ainda mais perturbador do que apenas mensagens de texto ou fazer uma chamada de telefone durante a condução, podendo afetar a eficiência das rotas, causar acidentes e, eventualmente, aumentam as despesas com seguro.

O que devo fazer para não ser impactado negativamente pelo Pokémon Go?

 

Desenvolva uma política limitando-o, liberando o uso durante as pausas e/ou nos horários de almoço. Deixe claro as políticas da empresa que explicam como identificar os malwares e o que cada um pode fazer para manter a segurança.

Para aqueles com frotas, políticas rígidas que carregam consequências pesadas são altamente recomendados para evitar o aplicativo Pokémon Go durante a condução.
Como uma nova tecnologia surge (mesmo as tecnologias que não são necessariamente direcionadas aos negócios), é importante avaliar como ela pode afetar o seu negócio, a produtividade dos funcionários, a segurança e a segurança de seus dados.

 

Precisa de ajuda para cuidar dos dados da empresa? Fale com nossos especialistas.