Como proteger suas contas privilegiadas

Já falamos aqui que senhas não garantem totalmente a proteção dos dados e informações de uma empresa. Porém, elas são um reforço para outras práticas e soluções, por isso, devem ser bem estruturadas para não se tornarem um caminho fácil para as suas informações.

Em especial, as senhas de administradores e gestores devem contar com uma proteção superior, pois a partir dela um invasor pode ter acesso aos dados mais restritos da empresa.

Hoje vamos te dar algumas dicas para te ajudar a proteger uma conta privilegiada. Acompanhe!

 

Porque as contas privilegiadas são tão importantes?

Uma conta privilegiada é um acesso destinado a um profissional com alto cargo dentro de uma companhia ou um cargo de prevenção de riscos e segurança.

Esse tipo de conta é responsável pelas credenciais de diversos sistemas, profissionais, bancos e centros de dados.

Ou seja, toda informação sigilosa da empresa está em posse dessa conta. Caindo em mãos erradas ela pode causar diversos danos e perdas para a companhia.

 

Como proteger uma conta privilegiada?

Eduque seus funcionários: o entendimento é o principal caminho para a segurança. Sua equipe deve saber que os dados da empresa são importantes e confidenciais e que, por esse motivo, devem permanecer em sigilo.

 

Descubra contas privilegiadas: Descubra se há e onde estão as contas privilegiadas de dentro da sua empresa. Assim você poderá armazená-las e limitar seu acesso.

 

Mantenha o gerenciamento de segurança de senhas automatizado: Apesar dos investimentos em softwares de segurança, muitas empresas ainda mantêm seus controles de senhas em planilhas e listas, deixando essas informações vulneráveis. Elimine arquivos com senhas e utilize métodos automatizados.

 

Adote e implemente uma política de segurança: A política de segurança é um documento com todas as diretrizes de segurança da empresa. Ela deve estar alinhada com os objetivos dos gestores e deve ser compartilhada e entendida por todos os profissionais.

 

Esses são apenas alguns passos para manter as contas privilegiadas da empresa em segurança. Precisa de ajuda com isso? Entre em contato com nossos especialistas.