Construa uma cultura de segurança da informação

É importante planejar-se a longo prazo, conscientizando a empresa em relação à segurança da informação.  Aqui vão as três melhores dicas:

  1. Segurança como um valor vital:

Quando você está desenvolvendo, a recomendação é que as empresas construam segurança dentro de seus produtos desde o começo do processo. Isso certifica que você pode garantir a segurança dos seus usuários.

  1. Expertise de segurança e frameworks

Adam Shostack, autor de “Threat Modeling: Desenhando para Segurança” explicou o conceito de modelagem de ameaças usando uma analogia: a segurança de uma casa. Existem vulnerabilidades que deixam você preocupado: portas, janelas, garagem – e você quer garantir que há bloqueios para todos esses pontos fracos.

Você pode usar essa mesma abordagem para a segurança de TI – pense sobre o que pode dar errado e o que você pode fazer em relação à isso.

Há muitos tipos diferentes de modelos de segurança conceitual ou frameworks. Frameworks ajudam você a lidar com padrões de segurança complexos – eles são uma ótima maneira de quebrar o problema de segurança. Os mencionados são: NIST’s (National Institute of Standards and Technology), Critical Infrastructure Cybersecurity. SDL (Security Development Lifecycle), OWASP (Open Web Application Security Project), and CIS’s Critical Security Controls.

A conclusão é que segurança não é algo que você faz apenas uma vez, mas requer monitoramento e reavaliação contínua.

  1. Como treinar

Uma parte significativa da segurança é o treinamento da sua força de trabalho. Promover um gamification é uma boa ideia que torna tudo mais divertido.

Uma boa atividade é pedir que os funcionários procurem tailgaters. São ladrões virtuais que escondem-se atrás de funcionários reais e não são detectados enquanto fazem login nos laptops e invadem a rede com seus próprios dispositivos. É realmente uma forma de pretexto ou engenharia social, que é uma das maiores ameaças de segurança.

Você pode conscientizar sobre os tailgatings com funcionários que procuram por dispositivos ou pessoas fora do lugar. Que tal marcar laptops com adesivos de perigo pelo escritório e ver se alguém percebe? Incentive isso com cartões de presente.

A meta é ajudar a sua equipe a pensar sobre segurança da informação.

 

Com Varonis