Dados na nuvem e on-premise: obtenha o melhor dos dois mundos

Independente de onde seus dados estejam – na nuvem, on-premise, ou em um híbrido dos dois -, precisam ser gerenciados e protegidos. Como gerenciar permissões em um ambiente na nuvem? Como proteger dados sensíveis? Apesar de trazer mais agilidade e escalabilidade à maneira como as empresas usam tecnologias e fazem negócios, a nuvem não é a resposta para tudo, e é importante conhecer seus riscos e limitações.

A nuvem trouxe uma série de novos recursos à TI, de maneira dinâmica e escalável. Plataformas e serviços na nuvem eliminam a necessidade de softwares alocados e servidores, reduzindo custos operacionais, como de armazenamento, atualização de aplicações e manutenção.

Além disso, trata-se de uma tecnologia eco-friendly – menos máquinas, tecnologia compartilhada e equipamentos eficientes – e que permite aos negócios escalar e alocar seus recursos de TI de acordo com a necessidade, pagando apenas pelo que usam.

A possibilidade de acessar informações de qualquer lugar, melhorando a colaboração em um cenário com funcionários cada vez mais móveis também é outro ponto a favor da nuvem, que facilita o compartilhamento e o acesso aos dados.

Conheça os principais desafios da nuvem

Se por um lado a nuvem trouxe uma série de vantagens aos negócios, trouxe também vários riscos que exigem uma cuidadosa análise antes de considerar sua adoção.

Em termos de logística, por exemplo, a nuvem requer uma conexão de internet razoavelmente rápida e, ainda assim, a abertura de documentos e a atualização dos arquivos pode ser mais lenta do que com o uso de um servidor local.

Mas são a privacidade e a segurança dos dados as principais preocupações em relação à nuvem. Quem é o dono dos dados armazenados na nuvem? E dos dados que foram criados na nuvem? Essa área permanece nebulosa judicialmente em uma série de países, e pode ser um problema, especialmente, naqueles que exigem saber onde os data centers das plataformas na nuvem estão localizados fisicamente.

Além disso, as redes na nuvem também são vulneráveis a hackers e ameaças internas. Como saber quem está acessando e movendo arquivos, e quem tem acesso a informações confidenciais de negócio?

Tenha o melhor dos dois mundos

O Varonis DatAdvantage preenche as principais lacunas de segurança da computação na nuvem para que as empresas tirem proveito de seus benefícios e, ao mesmo tempo, contem com uma gestão de dados segura e eficiente.

O Varonis Metadata Framework permite que usuários da nuvem tirem proveito da agilidade da nuvem e, ao mesmo tempo, obtenham vantagens no gerenciamento, na classificação, na migração e na retenção de dados para manter a segurança do negócio e reduzir riscos.

O DatAdvantage garante que gestores de segurança saibam quem tem acesso a quais dados – na nuvem ou on-premise, enquanto o Data Classification Framework permite às empresas identificar conteúdo sensível vulnerável, protegê-lo e geri-lo de maneira segura, independente de onde esteja.