Escassez de talentos ameaça a adoção de novas tecnologias

Muitas empresas estão tendo dificuldade para encontrar profissionais de segurança capazes de operar plataformas de detecção e resposta.

Encontrar profissionais com as habilidades certas para isso é difícil devido à alta demanda por talentos que entendam de sistemas de informação e ferramentas de gestão e correlação de eventos de segurança (SIEM), forensics e outras aplicações de análises de diversas fontes de dados. Além de saber lidar com as tecnologias, esses profissionais devem ter habilidades para detectar anomalias e tomar as medidas apropriadas para responder a incidentes.

Além disso, os profissionais de segurança estão puxando dados de cada vez mais fontes, além de dados de logs e eventos para produzir análises avançadas. São necessários engenheiros para desenvolver interfaces e conectar esses sistemas para que os operadores de segurança possam de fato analisar os dados.

Ao dar mais lugar às tecnologias e à automação, as empresas podem distribuir melhor os fluxos de trabalho entre seus times de operação de segurança, colocando os profissionais seniores à frente de ameaças avançadas e, ao mesmo tempo, melhorar o recrutamento de grandes talentos.

Muitos processos manuais do dia a dia da segurança podem ser automatizados, como a deleção de falsos alarmes e a geração de relatórios com informações sobre métricas chave, como detecções de sucesso.

Desenvolvimento é essencial

A tecnologia é apenas uma das maneiras de lidar com a escassez de habilidades em cyber segurança. A automação de tecnologias é um importante aspecto dessa equação para desenvolver e reter analistas e suas capacidades, mas nem tudo pode ser automatizado, dada a complexidade dos ambientes de TI.

O desenvolvimento da força de trabalho também é parte da solução desse problema. É necessário investir em treinamentos para que os funcionários realmente entendam a história por trás dos dados. Assim, uma vez que conheçam seus sistemas e seu comportamento normal, podem passar a automatizar mais tarefas.

Com Dark Reading

The post Escassez de talentos ameaça a adoção de novas tecnologias appeared first on Varonis Brazil.