Facilite as investigações digitais forenses

Na maioria das vezes, as investigações digitais forenses são feitas em resposta a um incidente. Como trata-se de uma abordagem reativa, os investigadores acabam sob grande pressão para processar evidências antes que elas sejam perdidas.

O contexto é essencial para as investigações digitais forenses. Conheça alguns critérios que podem ser usados para aumentar a relevância das evidências durante uma investigação forense:

Metadados

Sozinho o conteúdo de evidências digitais já apresenta um grande desafio aos profissionais de TI porque não trazem consigo informações situacionais. No entanto, quando combinados com os metadados, dados sobre os próprios dados, os investigadores podem ter uma ideia melhor. Como essas informações são eletronicamente armazenadas, são exigidas as mesmas práticas do gerenciamento de evidências digitais para garantir sua autenticidade, integridade e manutenção.

Causa e efeito

Um desafio comum de qualquer investigador digital forense é determinar a causa de um evento, pois o efeito pode variar dependendo do contexto.

Em vez de tentar entender cada combinação de causa e efeito, vale a pena considerar os principais riscos do negócio para reduzir o escopo de possibilidades. Ao restringir o escopo às possibilidades com base no negócio, informações suplementares podem ser identificadas e consideradas para coleta.

Correlação e associação

O escopo de investigação digital forense pode ser feito de tecnologias distribuídas e conectadas em que um evento em apenas um sistema pode ter relação com um evento em outros sistemas. Criar uma relação entre as várias tecnologias é essencial para estabelecer uma trilha de evidências completa.

Duração do armazenamento

A retenção de informações armazenadas eletronicamente é limitada de acordo com o que determinam entidades legais. É preciso fazer um planejamento cuidadoso para determinar que tipo de armazenamento será usado para garantir que o backup usado não terá impacto na autenticidade e na integridade da informação.

O Varonis DatAdvantage poupa boa parte do trabalho de uma investigação digital forense. O software permite gerenciar permissões e cria uma trilha de auditoria que permite avaliar facilmente e rapidamente o acesso.

Cada atividade em cada arquivo no sistema é monitorada e o software armazena atividades em uma base de dados classificável e pesquisável. O Varonis DatAdvantage fornece informações detalhadas de cada evento e todos os dados podem ser reportados e entregados aos seus donos.

Com Dark Reading