Hackers invadem perfil de atleta nas redes sociais

Pouco antes do chute inicial de um jogo da Liga Nacional de Futebol Americano, um vídeo incriminador foi postado da conta oficial no Twitter de Laremy Tunsil – uma das maiores promessas no esporte. O vídeo mostra a estrela fumando uma substância parecida com maconha, com a ajuda de uma máscara de gás.

Rapidamente foi esclarecido que a conta de Tunsil foi hackeada por alguém que não apenas tem informações prejudiciais sobre o jogador, como um desejo profundo de sabotar sua carreira.  Essa invasão causou a queda das ações envolvendo Tunsil e um prejuízo de mais de 13 milhões de dólares.

O pesadelo não termina aqui. Posteriormente, mais informações foram liberadas. Foi publicado na conta de Instagram de Laremy Tunsil duas capturas de tela com conversas em que ele pede dinheiro ao treinador, para ajudar a pagar seu aluguel e a conta de energia elétrica da sua mãe. Tal comportamento viola as regras da NCAA (entidade máxima de esporte universitário nos Estados Unidos).

Esses incidentes foram graves, e claramente alguém acessou os perfis de Tunsil nas redes e planejou esses ataques.  Ainda não foi esclarecido quem hackeou a conta do atleta, mas chamou muita atenção uma fala creditada ao agente de relações públicas de Tunsil. A declaração afirma que o jogador fez uso de drogas, mas que se trata de um incidente isolado. E que a questão principal não é a atitude de Tunsil, mas a inabilidade do governo dos Estados Unidos de reforçar e legitimar a legislação relacionada à ciber segurança.

Podemos observar a clara e constrangedora tentativa de desviar a atenção da atitude do jogador, apontando o governo norte-americano e o conglomerado de segurança de Silicon Valley como os reais problemas. Como se existisse um grande interruptor com a etiqueta “permitir hackeamento”, que pudesse ser ligado e desligado.

Foi informado depois que a declaração do agente é falsa, e isso ainda não foi confirmado. De qualquer forma, reflete os comentários mais comuns em relação à segurança da informação, o que não permite diferenciar se foi um comentário real ou uma paródia.

Com Varonis