IDS vs. IPS: qual a diferença?

IDS vs. IPS: qual a diferença?

Os Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS) analisam o tráfego da rede em busca de assinaturas que correspondam a ciberataques conhecidos. Os Sistemas de Prevenção de Intrusões (IPS) também analisam pacotes, mas podem impedir que esses pacotes sejam entregues com base nos tipos de ataques detectados – ajudando a interromper o ataque.

Como funcionam os Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS) e os Sistemas de Prevenção de Intrusões (IPS)

Ambos são partes da infraestrutura de rede e comparam pacotes de rede em um banco de dados de ameaças cibernéticas contendo assinaturas conhecidas e sinaliza todos os pacotes correspondentes.

A principal diferença entre eles é que o IDS é um sistema de monitoramento, enquanto o IPS é um sistema de controle.

O IDS não altera os pacotes de rede de nenhuma maneira, já o IPS impede que o pacote seja entregue com base em seu conteúdo, da mesma forma como um firewall impede o tráfego por endereço IP.

  • Sistemas de Detecção de Invasão (IDS): analisa e monitora o tráfego da rede em busca de sinais indicando que invasores estão usando uma ameaça conhecida para se infiltrar e roubar dados da rede. Os sistemas IDS comparam a atividade da rede atual a um banco de dados de ameaças conhecida para detectar vários tipos de comportamento, como violações de políticas de segurança, malware e verificações de portas.
  • Sistemas de Prevenção de Intrusões (IPS) Vivem na mesma área da rede que um firewall, entre o mundo externo e a rede interna. O IPS nega proativamente o tráfego de rede com base em um perfil de segurança, se esse pacote representar uma ameaça de segurança conhecida.

Muitos fornecedores de IDS/IPS integram sistemas IPS mais novos com firewalls para criar uma tecnologia UTM (Unified Threat Management) que combina a funcionalidade desses dois sistemas semelhantes em uma única unidade. Alguns sistemas fornecem a funcionalidade IDS e IPS em uma mesma unidade.

A diferenças entre o IDS e o IPS
Ambos leem pacotes de rede e comparam o conteúdo a um banco de dados de ameaças conhecidas. A principal diferença entre eles é o que acontece a seguir. Os IDSs são ferramentas de detecção e monitoramento que não agem por conta própria. Os IPSs são sistemas de controle que aceitam ou rejeitam um pacote baseado em um conjunto de regras.

O IDS exige que um ser humano, ou outro sistema, analise os resultados e determine quais ações tomar em seguida, o que pode ser um trabalho em tempo integral, dependendo da quantidade de tráfego de rede gerada a cada dia. O propósito do IPS, por outro lado, é pegar pacotes perigosos e barrá-los antes que eles atinjam o alvo. É mais passivo que um IDS, exigindo apenas que o banco de dados seja atualizado regularmente com novos dados de ameaças.

Por que o IDS e o IPS são essenciais para a segurança cibernética?

As equipes de segurança enfrentam uma ameaça cada vez maior de violações de dados e multas de conformidade enquanto continuam lutando com limitações orçamentárias e políticas corporativas. A tecnologia IDS/ IPS abrange trabalhos específicos e importantes de uma estratégia de segurança cibernética:

  • Automação: Os sistemas IDS/IPS não exigem, em grande parte, a intervenção humana, o que os torna candidatos ideais para o uso na pilha de segurança atual. O IPS fornece a tranquilidade de que a rede está protegida contra ameaças conhecidas com requisitos de recursos limitados
  • Conformidade: Parte da conformidade, geralmente, requer que você tenha investido em tecnologias e sistemas para proteger os dados. A implementação de uma solução IDS/IPS faz o check-in na folha de conformidade e aborda vários controles de segurança do CIS. Mais importante ainda, os dados de auditoria são uma parte valiosa das investigações de conformidade.
  • Aplicação de política: o IDS/IPS é configurável para ajudar a aplicar políticas de segurança interna no nível da rede. Por exemplo, se você só suporta uma VPN, pode usar o IPS para bloquear outro tráfego da VPN.

Embora a segurança de rede seja essencial para proteção contra violações de dados – e as soluções IDS/IPS preencham esse papel perfeitamente – o Varonis DatAlert monitora a atividade em tempo real dos dados e complementa o IDS/IPS. A solução não inclui apenas a detecção de ransomware baseada em assinatura, mas também reconhece as características e o comportamento de um ataque.