Integridade de dados: o que é e como você pode mantê-la?

Integridade de dados: o que é e como você pode mantê-la?

Se os dados da sua empresa forem alterados ou excluídos – e você não souber como, quando e quem os alterou ou excluiu -, isso poderá ter um grande impacto nas decisões de negócios baseadas em dados. É por isso que a integridade de dados é essencial. Para entender a importância da integridade de dados para o desempenho de uma empresa, vamos explicar: o que é, por que é importante e como preservá-la.

O que é integridade de dados?

A integridade refere-se à confiabilidade dos dados em todo o seu ciclo de vida. Verificação de erros e validação, por exemplo, são métodos comuns para garantir a integridade dos dados como parte de um processo.

Integridade de dados não deve ser confundida com segurança de dados. Integridade de dados se refere à confiabilidade dos dados, enquanto segurança de dados refere-se à proteção de dados – a qual se concentra em como minimizar o risco de vazamento de propriedade intelectual, documentos comerciais, dados de assistência médica, e-mails, informações comerciais sigilosas e muito mais.

Algumas táticas de segurança de dados incluem gerenciamento de permissões, classificação de dados, gerenciamento de identidade e acesso, detecção de ameaças e análise de segurança.

Por que é importante manter a integridade de dados?

Imagine fazer uma decisão de negócios, extremamente importante, baseada em dados. Imagine também que esses dados são totalmente ou parcialmente imprecisos. Rotineiramente, as empresas tomam decisões de negócios baseadas em dados. São decisões com impacto direto no desempenho dessas empresas.

Segundo pesquisa da KPMG International, apenas 35% dos executivos sêniores têm alto nível de confiança sobre a forma como a empresa utiliza análise de dados ou inteligência artificial. Além disso, 92% afirmaram que têm preocupação com o impacto negativo da análise de dados na reputação de empresa e 62% afirmaram que as funções tecnológicas são responsáveis quando uma máquina (ou um algoritmo) apresenta erro.

Ameaças à integridade de dados

A integridade dedados pode ser comprometida por erro humano ou, pior ainda, por atos maliciosos. Por exemplo: dados acidentalmente alterados durante a transferência de um dispositivo para outro podem ser comprometidos ou mesmo destruídos por hackers.

Ameaças comuns para a integridade de dados são:
– Erro humano
– Erros de transferência não intencionais
– Configurações incorretas dos padrões de segurança

– Malware, ameaças internas e ataques cibernéticos
– Hardware comprometido

Para saber quando os dados da sua empresa têm integridade, preste atenção aos seguintes recursos:

– Recuperabilidade e acessibilidade – É importante ter dados nos locais apropriados no momento certo em que alguém está trabalhando em projeções, ofertas ou apresentações. Sem acesso e recuperação adequados e fáceis, isso pode ser prejudicial para os negócios, abrindo o caminho para a sua concorrência vencer.

– Rastreabilidade – Atualmente, você pode rastrear todos os pontos de contato que cria com um cliente. Como? A partir de um ponto de dados. Os dados podem informar os tomadores de decisão, informar sobre alertas, deficiências ou limitações. Certifique-se de que esses pontos de contato sejam precisos.

– Confiabilidade – Ter métricas de negócios confiáveis ​​e consistentes – em relação aos objetivos da empresa e à concorrência – é o que levará uma organização a se destacar no mercado.

Como preservar a integridade dos dados

As ameaças também destacam um aspecto da segurança digital que pode ajudar a preservar a integridade dos dados. Use a lista de verificação a seguir para preservar a integridade dedados e minimizar o risco para sua empresa:

– Validar entrada: Quando o conjunto de dados é fornecido por uma fonte conhecida ou desconhecida (um usuário final, outro aplicativo ou um usuário mal-intencionado), é necessário exigir a validação de entrada. Os dados devem ser verificados e validados para garantir que a entrada seja precisa.
– Remover dados duplicados: Dados confidenciais de um banco de dados seguro podem facilmente encontrar pastas em um documento, planilha, e-mail ou em pastas compartilhadas, onde os funcionários sem acesso adequado podem vê-las. É prudente limpar dados perdidos e remover duplicados.

– Backup de dados – Além de remover duplicatas para garantir a segurança dos dados, os backups são uma parte crítica do processo e ajudam evitar a perda permanente de dados. Quantas vezes você deve fazer backup? O mais frequente possível. Tenha em mente que os backups são essenciais quando as empresas são atingidas por ataques de ransomware. Apenas certifique-se de que os backups também não estejam criptografados.

– Auditoria: Sempre que houver uma violação, é essencial para a integridade dos dados rastrear a origem do problema.