O que é uma plataforma de segurança de dados?

Uma plataforma de segurança de dados (em inglês, Data Security Platform – DSP) é uma categoria de produtos de segurança que substitui ferramentas tradicionais de segurança que trabalham isoladamente.

As plataformas de segurança de dados combinam capacidades de proteção de dados, como a descoberta de dados sensíveis, a governança de acesso aos dados, o user behaviour analytics (UBA), detecção de ameaças avançadas, monitoramento de atividades e relatórios de compliance, e integração com tecnologias de segurança adjacentes.

Eles também oferecem uma interface única de gestão que permite às equipes orquestrar seus controles de segurança de dados de maneira centralizada e reforçar seus políticas de segurança uniformemente ao longo de uma grande variedade de repositórios de dados, on-premise e na nuvem.

A ascensão da plataforma de segurança de dados

O cenário de ameaças em constante evolução, o aumento das violações de dados e as exigências de compliance cada vez mais rigorosas tornaram a gestão e a proteção dos dados mais difícil que nunca. O crescimento exponencial dos dados em múltiplos silos criou um efeito que tornou a abordagem baseada em múltiplas soluções pontuais de segurança insustentável. Ferramentas isoladas também resultam em políticas de segurança de dados inconsistentes.

Muitas empresas estão descobrindo que simplesmente aumentar os gastos em segurança da TI não tem necessariamente uma correlação com a segurança de dados. A quantia gasta não é tão importante quanto o modo como é gasto e administrado.

O investimento em soluções pontuais não tem funcionado e, como resultado disso, os líderes de segurança estão tentando consolidar e focar os gastos de TI em plataformas, não mais em produtos, para melhorar a postura da segurança de maneira mais ampla, simplificar a gestão, a execução de processos e o controle de custos.

De acordo com o Gartner, “em 2020, os produtos de auditoria e proteção de dados vão substituir ferramentas de segurança isoladas em 40% nas grandes empresas, em comparação com os 5% de hoje” (fonte: Gartner Market Guide for Data-Centric Audit and Protection).

Conheça os principais benefícios de uma plataforma de segurança de dados

Existem algumas vantagens da consolidação em todas as áreas da tecnologia, não apenas segurança da informação. Conheça algumas delas:

  • Mais facilidade na gestão e na manutenção
  • Mais facilidade na coordenação da estratégia
  • Mais facilidade no treinamento de novos funcionários
  • Menos componentes para corrigir e atualizar
  • Menos fornecedores com os quais lidar
  • Menos incompatibilidades
  • Custos mais baixos com múltiplas soluções pontuais

Na segurança da informação, o contexto é essencial. E o contexto é extremamente beneficiado quando os produtos são integrados como parte de uma plataforma unificada.

Como resultado, os benefícios de uma plataforma de segurança de dados são evidentes:

  • Ao combinar funções anteriormente díspares, as plataformas de segurança de dados têm mais contexto relacionado à sensitividade dos dados, aos controles de acesso, e ao comportamento do usuário, e pode, portanto, oferecer uma visão mais ampla dos incidentes de segurança e do risco de potenciais violações
  • O custo total de propriedade é mais baixo para uma plataforma de segurança de dados do que para múltiplas soluções pontuais de difícil integração
  • No geral, plataformas tecnológicas tem a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para acomodar novos repositórios de dados e adicionar novas funcionalidades de acordo com a demanda, tornando o investimento mais durável
  • Manter a compatibilidade entre múltiplas soluções de segurança pode ser um grande desafio para os profissionais
    • As plataformas de segurança de dados podem permitem às equipes de segurança lidar com menos fornecedores e arcar com a manutenção e a atualização de menos produtos
  • Os líderes de segurança querem poder aplicar uma estratégia de segurança de maneira consistente em diferentes silos de dados e medir resultados facilmente

A plataforma de segurança de dados da Varonis protege dados corporativos ao analisar o conteúdo, a acessibilidade dos dados e o comportamento dos usuários e máquinas que acessam os dados para alertar comportamentos abusivos, reforçar um modelo de privilégios mínimos e automatizar funções de gestão de dados.

Conheça os produtos da Varonis para auditoria e proteção de dados aqui.