Plataforma de segurança de dados da Varonis é citada no Market Guide do Gartner

Em 2005, os fundadores da Varonis tinham o objetivo de desenvolver uma solução focada na proteção dos dados corporativos mais numerosos nas empresas e, ainda assim, menos conhecidos – arquivos e e-mails. Com base nessa visão, a Varonis construiu uma plataforma de segurança de dados inovadora para proteger os dados corporativos contra ameaças internas, violações de dados e ataques cibernéticos.

Por isso, estamos muito satisfeitos por termos sido listados como um fornecedor representativo no Market Guide 2017 do Gartner para auditoria e proteção de dados (em inglês, Data-Centric Audit and Protection – DCAP) por causa das capacidades encontradas em nossa plataforma de segurança de dados (em inglês, data security platform – DSP).

Segundo o Gartner, em 2020, os produtos voltados para a proteção de dados vão substituir as ferramentas de segurança de dados isoladas em 40% das grandes empresas, bem mais do que os menos de 5% das empresas atuais.

“As abordagens tradicionais de segurança de dados são limitadas porque o modo como esses produtos lidam com as políticas é baseado em silos e, consequentemente, as políticas de segurança de dados também acabam sendo baseadas em silos”, explica o Gartner em seu Market Guide. “O desafio que as empresas enfrentam hoje é que os dados estão difusos e não se encontram mais em um único silo dentro da corporação, mas é composto pelo uso de soluções SaaS ou IaaS. Existe uma grande necessidade de estabelecer políticas de segurança de dados mais amplas e controles baseados em governança de segurança de dados.”

O Gartner recomenda que as empresas “implementem uma estratégia DCAP, e uma lista curta de produtos que orquestrem os controles de segurança de dados de maneira consistente ao longo de todos os silos que armazenam dados sensíveis”. Além disso, o relatório alerta que “a habilidade de um fornecedor de integrar essas capacidades ao longo de múltiplos silos vai variar entre os produtos e também em comparação com os fornecedores dentro de cada subsegmento do mercado. Abaixo está um resumo dos recursos chave para investigar:”

  • Classificação e descoberta de dados
  • Gestão de políticas de segurança de dados
  • Monitoramento de privilégios de usuários e atividades de acesso nos dados
  • Auditoria e relatórios
  • Análise de comportamento, alertas e bloqueios
  • Proteção de dados

A plataforma de segurança de dados da Varonis protege dados corporativos ao analisar o conteúdo, a acessibilidade dos dados e o comportamento dos usuários e máquinas que acessam os dados para alertar comportamentos abusivos, reforçar um modelo de privilégios mínimos e automatizar funções de gestão de dados.

Fonte: Gartner Market Guide for Data-Centric Audit and Protection, March 21, 2017

O Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa e não recomenda aos usuários de tecnologia que escolham somente os fornecedores com as melhores avaliações. As publicações de pesquisa do Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa do Gartner e não devem ser consideradas como declarações de fatos. O Gartner nega todas as garantias, expressas ou implícitas, em relação a essa pesquisa, incluindo quaisquer garantias de viabilidade comercial ou adequação a um determinado produto.