Ransomware: como ele impactou o governo e vai impactar a sua empresa?

Sites governamentais estão sempre na mira de criminosos cibernéticos e o Brasil, segundo uma pesquisa, é o país com maior número de sites governamentais com a segurança comprometida. Em 2014, relatório do Gabinete de Segurança Institucional da República apontou que foram registradas 400 invasões em computadores do governo federal, que resultaram em vazamento de informação sensível. Não foi divulgado se houve pedido de resgate para devolução dos dados. Mas qual é o real impacto do ransomware e de outros tipos de ataque aos sites do governo ou aos sites da sua empresa?

Para os governos, além do perigo de vazamento de dados sensíveis, existe a preocupação de que a população perca a confiança nos serviços virtuais, entre outras inúmeras consequências.

Para as empresas, o cenário também é sombrio e as consequências incluem perda temporária ou permanente de informações; interrupção de serviços, prejuízo por conta da restauração do sistema, custos legais e de TI, e também danos à reputação da empresa e consequente perda de confiança dos clientes.

 

No Brasil, país latino americano que concentra o maior número de ataques, 34% das empresas estão cientes da ameaça e impacto do ransomware, mas nem sempre conseguem evitar os prejuízos. Todo mês, são acessados milhões de sites infectados por ransomware e, caso a TI da sua empresa não conte com soluções de segurança inovadoras e confiáveis capazes de bloquear os ataques, evitando o impacto do ransomware, o risco de ser alvo dos criminosos e ter seus dados “sequestrados” é alto. Além disso, é importante ter sempre um backup atualizado dos arquivos para que possa formatar a máquina, apagando e reinstalando o sistema operacional, e eliminar o malware.

 

E caso o ataque seja bem-sucedido, nem sempre o pagamento de resgate é garantia de que a sua empresa terá novamente acesso aos arquivos. No mundo do crime cibernético não existem regras, apenas o lucro importa.

 

Sua empresa conta com soluções e serviços de segurança eficientes? Seus dados estão protegidos? Saiba como garantir que os hackers fiquem longe da sua rede.