Saiba como oferecer uma busca corporativa segura e eficiente

É fácil esquecer aqueles tempos em que os “cavaleiros digitais” se aventuravam pelas florestas sombrias da internet para batalhar contra os dragões das ferramentas de busca. Eles extraíam respostas de garras e presas virtuais de répteis como Alta Vista, Ask Jeeves, Lycos e Excite.

Você se lembra do Yahoo? Em 1998, o site era o segundo mais popular online, atrás apenas do AOL. Com o Yahoo e outros sites, buscar por respostas precisas era praticamente uma batalha épica, em que havia pouco conhecimento sobre o nível de confiabilidade dos links encontrados.

Quando surgiu o Google, o site foi o primeiro a introduzir um algoritmo confiável de classificação de resultados. O Google engoliu a concorrência, e nós então tivemos acesso a um mecanismo de busca brilhante e evoluído que agora é mais semelhante a um humano do que a um réptil das buscas.

Quem não ficou sem palavras quando viu pela primeira vez o design ultraminimalista de uma única linha do Google?

Hoje parece muito óbvio, mas as páginas iniciais dos sites de busca eram uma grande bagunça de notícias, anúncios, links e mais links. O que esses sites estavam tentando ser? Uma fonte de entretenimento com capacidades de busca? Tudo bem, talvez o Yahoo nunca tenha entendido muito bem o que é.

Por que o Google é o #1?

O que o Google ofereceu de tão diferente de seus concorrentes para se tornar a principal fonte de pesquisa na web?

Foi seu algoritmo de rankeamento de páginas, claro!

Ele introduziu um método que dá “peso” à importância de cada página ao decidir a ordem de exibição dos resultados. Para conquistar isso, o algoritmo, conhecido como PageRank, na época, observava o número e a qualidade dos links na página, junto de outros fatores. Hoje o algoritmo é bem mais avançado, e conta com um processamento de linguagem nas páginas para entender o conteúdo.

Use a busca corporativa para impulsionar a produtividade

O que tudo isso tem a ver com nossa solução de busca corporativa segura, Varonis DatAnswers?

A importância e o valor dos ativos digitais de uma organização geralmente são subestimados. Quantas pessoas na sua empresa sabem onde encontrar conteúdo sensível – propriedade intelectual, informações de clientes, e-mails – bem como outras informações valiosas no sistema? Provavelmente poucas.

Pense em todas as vezes em que você como um usuário comum (sem nenhum conhecimento especial do conteúdo) buscou em vão algum documento nas pastas compartilhadas da sua empresa ou nos seus e-mails.

Como funcionário, não devia ser mais difícil buscar repositórios de arquivos corporativos e intranet do que é buscar uma informação na internet como um consumidor, certo?

Vamos fazer um experimento e tentar estimar quanto tempo é desperdiçado durante o dia ao fazer uma suposição simples e bastante modesta de que gastamos cerca de 30 minutos fazendo buscas:

  • 50 funcionários x 30 minutos por funcionário = 25 horas economizadas
  • 100 funcionários x 30 minutos por funcionário = 50 horas economizadas
  • 1000 funcionários x 30 minutos por funcionário = 500 horas economizadas
  • 000 funcionários x 30 minutos por funcionário = 5.000 horas economizadas
  • 000 funcionários x 30 minutos por funcionário = 50.000 horas economizadas

Se escalarmos isso em nível nacional ou até global, podemos alcançar números astronômicos de horas por dia em que coletivamente tentamos encontrar apresentações de vendas do início do ano ou um documento do jurídico ou predições de receita.

Faça buscas do jeito Varonis

Na internet, todos os usuários têm acesso e são bem-vindos para ler todos os resultados de busca. Essas regras, no entanto, não se aplicam e não devem se aplicar à busca corporativa. Isso é o que freando as ações dos profissionais de segurança na implementação da busca – o mecanismo permite visualizar os dados de todos, mesmo que não tenham acesso a eles.

É nesse ponto que o Varonis DatAnswers difere da maioria das soluções de busca corporativa abertas a todos os funcionários.

O DatAnswers é um dispositivo de busca corporativa segura baseado em contexto. Isso significa que os resultados são otimizados com base no contexto do usuário e em seu papel dentro da organização.

A solução da Varonis não apenas honra os grupos de acesso ao decidir o que vai exibir para cada usuário, mas também usa esses grupos e os hábitos dos usuários para decidir a importância que um conteúdo deve ter nos resultados de busca.

Geralmente, os usuários que pertencem ao mesmo grupo no Active Directory acabam recebendo acesso às mesmas pastas. O DatAnswers vai além ao incorporar as permissões definidas e cruzá-las com as permissões recomendadas pelo Varonis DatAdvantage. Com isso, fica mais fácil descobrir quais pastas e diretórios têm maior probabilidade de armazenar conteúdo relevante.

Outros benefícios

Não é necessário treinar os funcionários, pois o DatAnswers é extremamente fácil de usar – se você pode dar um Google, você pode dar um Varonis!

Você pode facilmente abrir uma pasta contendo arquivos, encontrar documentos similares ou exibir metadados de documentos, incluindo uma trilha de auditoria das alterações.

Além disso, com a barra lateral, é possível filtrar resultados por linguagem, autor, data, tipo de arquivo, e mais.

Veja mais informações sobre o DatAnswers aqui e saiba mais sobre a solução de busca corporativa segura da Varonis.